FORMADOR É
"... o profissional que, na realização de uma ação de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional."
Como tal, um bom formador deve reunir:
o domínio técnico atualizado relativo à área de formação em que é especialista, o domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas adequadas ao tipo e ao nível de formação que desenvolve, competências na área da comunicação que proporcionem um ambiente facilitador do processo de ensino/aprendizagem.
Preparação psicossocial, que envolve, designadamente, o espírito de cooperação e a capacidade de comunicação, relacionamento e adequação às características do público alvo, por forma a prosseguir com eficácia a função cultural, social e econômica da formação;
¨O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999)
Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.
¨O contrato didático reúne três elementos:
¨o aluno sujeito que aprende;
¨o professor sujeito ensinante;
¨o saber objeto a ser ensinado e apreendido.
Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.
A responsabilidade dos participantes
¨O contrato didático é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.
Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica.
EXIGE:
- DO PROFESSOR: - Presença mediadora na:
- Mobilização/Problematização
- Construção
- Elaboração da síntese
- DO ALUNO: - Presença atuante na:
- construção do conhecimento
- problematização
- elaboração da síntese
Nenhum comentário:
Postar um comentário