segunda-feira, 4 de julho de 2011

Módulo V - Contrato Didático

FORMADOR É

 "... o profissional que, na realização de uma ação de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequados ao desempenho profissional."

Como tal, um bom formador deve reunir:
o domínio técnico atualizado relativo à área de formação em que é especialista, o domínio dos métodos e das técnicas pedagógicas adequadas ao tipo e ao nível de formação que desenvolve, competências na área da comunicação que proporcionem um ambiente facilitador do processo de ensino/aprendizagem.

Preparação psicossocial, que envolve, designadamente, o espírito de cooperação e a capacidade de comunicação, relacionamento e adequação às características do público alvo, por forma a prosseguir com eficácia a função cultural, social e econômica da formação;

¨O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato.  (Niquini,1999)

  Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.

¨O contrato didático reúne três elementos:


¨o aluno               sujeito que aprende;

¨o professor           sujeito ensinante;

¨o saber                  objeto a ser ensinado e                apreendido.

  Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.


A responsabilidade dos participantes
¨O contrato didático  é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.


Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica.

                            EXIGE:

- DO PROFESSOR: - Presença mediadora na:
                                         - Mobilização/Problematização
                                         - Construção
                                         - Elaboração da síntese

- DO ALUNO:      - Presença atuante na:
                             - construção do conhecimento
                              - problematização
                             - elaboração da síntese

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