segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quem sou eu formador hoje e qual o meu projeto de formação continuada?

Bom, estamos chegando ao final deste curso. Como ultima atividade recebo esta pergunta para postar a resposta neste blog. Fico pensando e analisando esta trajetória.
Começo contando um pouco de minha experiência em educação. Sou formada em Pedagogia - Administração Escolar e Magistério, Pós Graduada em Metodologia do Ensino Superior e MBA em Psicopedagogia Empresarial. Trabalhei em sala de aula com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio ( Curso Normal), atuei em Coordenação Pedagógica e Direção de diversas Escolas. Fui Inspetora de Ensino da SEEDF e por fim vim trabalhar na EGOV, onde dentre outras atribuições administrativa, assumi a função de multiplicadora dos cursos Excelência no Atendimento ao Cidadão e o curso de Formação de Multiplicadores.
Hoje estou aqui neste espaço de formação: aprendendo a cada momento. Descobrindo caminhos. Aprendendo a conhecer, a ser, a viver junto, a fazer... Em toda minha trajetória de vida a educação se fez presente. E nesta busca por uma educação de qualidade tenho vivido o mais belo sonho de sociedade: o sonho de construir um mundo onde as pessoas possam ser um pouco mais felizes ao encontrarem a educação como prática de liberdade.
A formação contínua é dada como processo ininterrupto e permanente de desenvolvimento, “não é,
portanto, algo eventual, nem apenas um instrumento destinado a suprir deficiências de uma formação
inicial mal feita ou de baixa qualidade, mas, ao contrário, deve ser sempre parte integrante do exercício profissional do professor” (LARANJEIRA, 1999, p. 25). A formação continuada refere-se a uma formação em exercício, posterior a uma formação inicial, promovida por programas dentro e fora das escolas,
considerando diversas possibilidades, presenciais ou a distância (BRASIL, 1999, p. 19).
Aprender a investigar a prática profissional, pela reflexão em parceria com outras pessoas, é condição para o professor conquistar a competência de tomá-la, autonomamente, como objeto de análise.
A reflexão compartilhada sobre a prática, utilizada como instrumento metodológico, é uma forma de ajudar o professor a refletir sobre práticas em geral – a sua, inclusive – para poder aprender a refletir, por si mesmo e cada vez mais, sobre a sua própria.
Assim sendo, acredito que todo e qualquer envolvimento com a formação continuada só poderá trazer bons frutos. Abraços,
Cláudia

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