Quando se trata de adultos temos algumas peculiaridades.
O termo andragogia origina-se do grego andrós = adulto e ago = conduzir, guiar. É definida como a ciência e a arte de apoiar adultos para o processo ensino aprendizagem.
Pressupostos da Andragogia
1. Adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos. Por isto estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.
5. As diferenças individuais entre pessoas crescem com a idade; por isto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.
3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências.
4. Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizado por ser capaz de uma ação recém-aprendida etc.), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo.
Assim sendo, o diálogo é a essência do relacionamento educacional entre adultos, por isso a comunicação só se efetiva por dele.
A práxis educacional do adulto é baseada na reflexão e ação, consequentemente os assuntos devem ser discutidos e vivenciados, para que não se caia no erro de se tornar verbalistas – que sabem refletir, mas não são capazes de colocar em prática; ou ativistas – que se apressam a executar, sem antes refletir nos prós e contras. Aprender significa adquirir – conhecimento, habilidade e atitude (CHA).
O processo de aprendizagem do adulto se desenvolve na seguinte ordem: sensibilização (motivação); pesquisa (estudo); discussão (esclarecimento); experimentação (prática); conclusão (convergência); compartilhamento (sedimentação).
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