quarta-feira, 8 de junho de 2011

Módulo II - Aprender e Ensinar


O QUE É APRENDIZAGEM?
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
O ATO DE APRENDER envolve: capacidade, necessidade  e orientação.
CAPACIDADE – “EU POSSO”
NECESSIDADE – “EU QUERO”
ORIENTAÇÃO – “EU SEI COMO”


ATO DE APRENDER
Aprender não é acumular certezas
Nem estar fechado em respostas
Aprender é incorporar a dúvida
e estar aberto a múltiplos encontros.

Aprender não é dar por consumida uma busca
Aprender não é ter aprendido
Aprender não é nunca um verbo do passado
Aprender não é um ato findo
Aprender é um exercício constante de renovação

Aprender é sentir-se humildemente sabedor de seus limites,
mas com coragem de não recuar diante dos desafios
Aprender é debruçar-se com curiosidade sobre a realidade
É reinventá-la com soltura dentro de si
Aprender é conceder lugar a tudo e a todos e recriar o próprio espaço

Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser,
dentro de inevitáveis repetições
porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado

É descobrir de repente uma pequena flor inesperada
É aprender também novos rumos onde parecia morrer a esperança
Aprender é construir e reconstruir pacientemente
uma obra que não será definitiva porque o humano é transitório
Aprender não é conquistar, nem apoderar-se
mas peregrinar
Aprender é estar sempre caminhando
não é reter, mas comungar
Tem que ser um ato de amor
para não ser um ato vazio.
(autor desconhecido)

Aprendizagem é uma forma de co-criação entre o aprendiz e a experiência de aprendizagem.
O Formador não pode criar novos caminhos na cabeça de alguém, mas pode criar um ambiente aonde as chances do aprendiz “chegar lá”, sejam as mais altas possíveis.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário